quinta-feira, 28 de junho de 2012

SAÍDA A CAMPO - TERRITÓRIOS NEGROS (01/06/2012)

Os alunos desta especialização fizeram a sua primeira saída a campo. O percurso foi pelos Territórios Negros de Porto Alegre, cujo objetivo foi conhecer esses territórios que se constituíram ao longo da história da capital.



LARGO DA FORCA
Hoje esse Largo é a atual Praça Brigadeiro Sampaio. Esse era o local onde ocorreram as execuções dos negros do período de escravidão.









PELOURINHO

Está localizado em frente à Igreja Nossa Senhora das Dores, próximo à Casa de Cultura Mário Quintana. Local onde os negros escravizados eram supliciados. Lá existe um tambor em homenagem a esses castigados.








MERCADO PÚBLICO
Foi construído por escravos negros e no centro deste local, existe um assentamento dedicado a um orixá, o Bará.
Na foto, os alunos realizando um culto de oferenda. Interessante ressaltar que a Clarice, a mediadora, parou o centro do Mercado e contou a história da passagem dos negros escravizados no local. As pessoas pararam, algumas reclamaram, alegando que estávamos incomodando, os comerciantes resmungavam. Pouco após jogarmos as balas e moedas como oferendas e irmos embora, os trabalhadores locais que tanto reclamaram foram os primeiros as correrem ao centro para pegar valiosos níqueis daquele chão sujo.
CAMPO DA REDENÇÃO
Local de encontro durante a escravidão, onde os negros praticavam as suas tradições, comercializavam, viviam.












ILHOTA

Local para a prática de futebol, criação da “Liga da Canela Preta”. Infelizmente não pudemos ir ao local, então carecemos de fotos.


QUILOMBO DO AREAL

Um dia foi este lugar foi a chácara da Baronesa do Gravataí. De um lado, sua casa de verão e do outro, um "puxadinho". O Areal foi ocupado por negros alforriados da senzala da chácara que passaram a trabalhar nos solares da região.
















LARGO ZUMBI DOS PALMARES


Lá, perto de onde, hoje, muitos se encontram - ou se encontravam - para as noites de boemia.











CLIQUE AQUI E VEJA A PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ESTE TC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário