domingo, 24 de junho de 2012


Este blog foi criado para descrever, discutir e compartilhar as saídas a campo que serão realizadas neste ano, 2012, pelo curso de Pós Graduação do Ensino da Geografia e da História: Saberes e fazeres na contemporaneidade-UFRGS.





PARA REFLETIR...


A Geografia e a História trabalham com e no espaço territorial, desde sua formação até as manifestações culturais e políticas existentes.  Assim é possível (re) descobrir a construção da lugarização, do processo de identificação no território.

É possível perceber que o conceito de território é fortemente debatido. Na Geografia Humana, Friedrich Ratzel (1844- 1904) demonstrou grandes relações entre o espaço e o estado para reafirmar a territorialidade. Mas na geografia crítica é onde se dá uma grande importância ao conceito de território. Neste contexto se destacam Milton Santos, Rogério Haesbaert, Roberto Lobato Corrêa, dentre outros.

Na História, mais especificamente a Educação Patrimonial, percebe-se a cidade como lugar de memória, permitindo resgatar pensamentos, sensações e vivências dos sujeitos sobre determinado local. Bairros, ruas, avenidas, escolas, feiras e outros elementos dos municípios possuem histórias que ligam os indivíduos e constituem uma identidade entre eles. Não apenas isso, percebe-se que essas histórias muitas vezes são esquecidas pelos viventes e, por isso, precisa-se resgatar a memória dos locais para que a História continue viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário