sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SAÍDA DE CAMPO - Observatório Astronômico do CMPA (07/12/2012)

Olhando para cima


No dia 07/12/2012, foi realizada a última saída de campo do curso de especialização EGH. O Observatório Astronômico do Colégio Militar de Porto Alegre conta com um telescópio principal e três auxiliares, capazes de visualizar o espaço com um aumento de até 400 vezes, permitindo ver planetas próximos à Terra, como Júpiter, Marte e Saturno, com grandes detalhes. Além disso, contamos com o auxílio de funcionários do Colégio que apresentam o instituto e nos mediam no local.


O professor do Colégio nos aplicou uma atividade sobre os formatos e movimentos da Terra ao ar livre, nos dispondo em círculo. Desenhamos os formatos e movimentos conhecidos, mas alguns tiveram uma surpresa ao perceber que os movimentos são um pouco diferentes daqueles que costumamos aprender nas escolas ou cursinhos pré-vestibulares.


 Dentro do observatório, podemos perceber, através de outras práticas, como os movimentos terrestres e suas inclinações são influentes no nosso cotidiano, afetando a natureza que nos circunda, o tempo que utilizamos para exercer nossas atividades, etc.


Devido ao céu nebuloso, não foi possível vermos o espaço através dos telescópios, mas percebemos, através das nuvens, como a poluição luminosa da cidade é extremamente forte, ao se ver o reflexo das luzes na nuvens e discutirmos como isso impede uma melhor visualização dos astros no céu.






PROPOSTA PEDAGÓGICA

O universo é o conjunto de astros, planetas, estrelas, galáxias que despertam curiosidade nas mais diversas faixas etárias. A proposta apresentada é para os alunos do 6º ano fundamental, nas disciplinas de Geografia (abordando o Universo na sua espacialidade e temporalidade) e História (no contexto cultural e religioso).

Os antigos povos criaram as mais incríveis representações para justificar a forma do Universo que eles não compreendiam, muitos tiveram fortemente laços religiosos para a tal explicação. No site http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/era-vez-sol-terra-lua-426157.shtml é possível encontrar essas representações.


O universo, na representação dos antigos.

 

Um ovo com a Terra no meio: assim era o universo para os chineses, antes da era cristã.









Para os babilônios, a Terra era um barco virado no mar e o céu, pedra preciosa.


Os egípcios acreditavam que o universo era uma caixa e o Sol viajava em um barco












A Terra era um disco dentro de um rio para os gregos e o Sol era puxado por carruagem

Para algumas tribos africanas, o universo era uma cabaça, com as metades unidas por uma serpente

Na tribo dos jurunas, quem iluminava o dia eram os filhos de Kuandú, o deus Sol, quando saiam de casa


ATIVIDADE 1: Dividir a turma em grupos e distribuir a cada, uma folha somente com o texto das representações do Universo acima. Cada grupo deverá desenhar o Universo conforme o escrito. Logo, comparar com as imagens do professor e discutir essas crendices, as diferentes culturas para compreender a Terra.
ATIVIDADE 2: Assistir ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=1-NCtK-HLdo
Este vídeos faz a comparação entre o tamanho dos planetas do sistema solar e com muitas outras estrelas maiores do que o Sol.
Após assisti-lo,  fazer as seguintes interferências:

ü  Quem somos perante a diversas outras gigantes estrelas?
ü  Como é possível saber que existem outras estrelas maiores?
ü  Por que os povos antigos criavam mitos para explicar o Universo?
ü  Qual a relação da Inquisição com a ciência?
ü  Qual era a teoria de Galileu Galilei sobre o centro do Universo? E qual foi o papel da Igreja Católica sobre esse assunto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário