Um novo olhar sobre o município de Porto Alegre
O sinal dá a ideia do tempo e do entendimento sobre
tempo. O semáforo é o símbolo da cidade de hoje, do seu ritmo febricitante, dos
signos que emitem ordem. Do tempo visto como sinônimo da pressa. De um tempo
social diferencial construído por relações produtivistas. O decurso de tempo
entre o “verde-amarelo-vermelho” marca o tempo da conversa, do relacionamento
com o outro. Impõe o corre-corre, subtraindo do tempo a vida, no cotidiano do
cidadão da grande cidade...o ritmo da cidade, esse tempo-duração, marca de tal
modo a vida das pessoas que estas perdem a identificação com o lugar e com as
outras pessoas. (Carlos, 1999 p. 17-18)
Assim a autora acima, vai moldando a identidade e o
tempo na cidade, onde passamos com os olhos apressados nos signos existentes e
muitas vezes deixamos de fazer conexão com a nossa história. A proposta de
ensino: Um novo olhar sobre o município de Porto Alegre irá fazer com que os
alunos reflitam sobre o seu bairro, município, numa perspectiva de
(re)conhecimento sobre o lugar.
PROPOSTA:
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Apresentar aos alunos o seguinte vídeo:
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Listar os lugares que compõem a música
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Listar também outros lugares de Porto
Alegre
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Debater com a turma a caracterização e a
identificação desses lugares para o município
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Mostrar imagens diversas de Porto Alegre:
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Questionar onde são estas fotos?
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Por que de certa forma elas são
“esquecidas” quando falamos em Porto Alegre?
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Qual a diferença entre cidade e
município?
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Por que a música apresentada traz os
lugares da cidade e não do município em um todo?
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Existe alguma intenção quando
selecionamos os cartões-postais?
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Construir uma paródia sobre o seu município, destacando o
seu bairro.
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